terça-feira, 31 de agosto de 2010

Folclore- Lendas

O BOITATÁ


O Boitatá é uma lenda do Rio Grande do sul. Ele sempre aparece sob a forma de uma enorme cobra com grandes olhos que parecem faróis, ou então, com a aparência de um grande boi brilhante. É um gênio que protege as campinas e sempre castiga aqueles que querem pôr fogo na mata.Quem vê esse monstro pode enlouquecer, ficar cego e até morrer.Quando alguém encontra com ele, o melhor é fechar os olhos, ficar quieto, com a respiração presa, esperando que ele vá embora, ou então jogar algo de ferro nele. O Boitatá não pode ser exterminado, porque é a assombração da cobra Boiguaçu.

Sua estória apareceu numa época em que havia anoitecido e não clareava mais. Com essa longa noite iniciou-se um chuva também constante. Todos os animais e as pessoas ficaram desorganizados e não havia mais alimentos. Ninguém se afastava de suas casas por medo de não encontrarem mais o caminho de volta.

Todos os animais fugiram para os lugares altos e ficaram amigos. Quando a água invadiu a gruta onde morava a Boiguaçu, esta juntou-se aos outros animais, mas sem conviver com eles.

Depois de alguns dias todos os animais estavam fracos de tanta fome, e a Boiguaçu, que enxergava no escuro, aproveitou-se da situação e passou a atacá-los, comendo somente seus olhos, que era a parte predileta dela. Com o tempo, de tanto comer olhos, a cobra começou a ficar inteiramente iluminada, e nenhum animal a reconhecia, chamando-a, então, de Boitatá. Porém, ela não durou muito tempo, porque apesar de gostar muito de olhos, eles não sustentavam, deixando-a fraca e levando-a à morte. Com isso, sua luz esparramou-se pelos brejos e cemitérios e o Boitatá foi obrigado a zelar eternamente pelas campinas. Logo após a sua morte, o dia reapareceu.

Palavras e seus significados

Boitatá-> mito indígena simbolizado por uma cobra de fogo ou por um touro que lança fogo pelas ventas.

Gruta-> caverna.

Zelar-> ter zelo por; vigiar com o máximo cuidado e interesse.



C.E.A.G.BELL

PROFESSORA: ADRIANA

ALUNAS: ANA BEATRIZ RODRIGUES PINHEIRO, ANNA CAROLINE DE SOUZA RIBEIRO, LORRANE KETLEN IZIDÓRIO DA SILVA E PATRICIA PIRES.

N: 05 ,06,27 E 33.

Um comentário: