terça-feira, 31 de agosto de 2010

Folclore- Lendas

                              
  Chico Rei




Numa pequena aldeia africana,seus habitantes divertiam-se despreocupadamente quando foram atacados de surpresa por brancos traficantes de escravos . Toda a população jovem e sadia,inclusive o rei e sua família,foi aprisionada e trazida para o Brasil como escravos . Durante a travessia do Atlântico,muitos escravos morreram de fome ou de doenças . Da família do chefe negro só restaram ele e um dos seus filhos.
Uma vez no Brasil,quase todos estes escravos foram enviados para uma mesma localidade de Minas Gerais,onde o rei-escravo recebeu o nome de Francisco . Como era inteligente e trabalhador,logo conquistou a simpatia dos senhores que lhe davam pequenas gratificações em dinheiro . Estas moedas eram meticulosamente guardadas num pequeno baú e se multiplicavam com razoável rapidez . Logo,o dedicado Chico conseguiu comprar a liberdade de seu filho que,uma vez livre,ajudou-o a obter sua própria carta de alforria . Pai e filho,libertos ,continuaram trabalhando e foram comprando a liberdade de mais e mais escravos que,por sua vez,até que todo o seu povo estivesse livre e reunido numa próspera cidadezinha onde Chico era o rei: Chico Rei .
Chico se casou e também seu filho,restaurando-se a antiga nobreza . Agora já podiam dar-se ao luxo da alegria e periodicamente realizavam grandes festas,como as de sua aldeia natal . Até mais grandiosas,pois haviam comprado uma rica mina de ouro . A maior festa ocorria no dia de Reis,quando toda a corte ia em procissão à igreja . As damas de honra da rainha,nestas ocasiões,costumavam cobrir o cabelo com pó de ouro . Depois dos festejos,lavavam-no nas plas da igreja . Mais tarde,o ouro era recolhido e usado para comprar a liberdade de outros escravos,num belo exemplo de fraternidade e também de sabedoria,pois,assim,Chico Rei assegurava o progresso de seu reino.









Alunos : Jhonatan Cruz , Yago Santos ,Michelle Paiva , Alex Fontes , Renan Ribeiro.
Numeros : 21 , 47 , 30 , 02 , 37.

Nenhum comentário:

Postar um comentário