segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Folclore - Lendas

O Vaqueiro Voador


                



Certo dia, um bando de cangaceiros resolveu atacar uma cidade do sertão. Quando lá chegaram, todas as pessoas trancaram-se em suas casas.
O chefe dos cangaceiros bateu na porta da casa mais rica do lugar. Não tendo outra saída, o dono da casa foi obrigado a abrir. O cangaceiro pediu para o homem conseguir mantimentos para eles e este prometeu conversar com os outros moradores da cidade. No dia seguinte, o cangaceiro voltou para levar os mantimentos, porém, o fazendeiro havia lhe preparado uma cilada. Combinara com seus amigos para atirarem neles pelas costas, quando estivessem de partida. E assim foi feito. A maioria morreu e o restante fugiu. Após algum tempo, os cangaceiros voltaram para se vingarem e foram direto à casa do fazendeiro.
Lá chegando, propuseram o seguinte ao fazendeiro: ou ele ia com os cangaceiros, para ser devidamente castigado, ou deveria entregar um de seus filhos ao cangaço. O fazendeiro possuía dois filhos gêmeos: o Deodato e o Lucídio, de 3 anos. Ele era tão covarde que acabou por entregar um dos filhos, o Lucídio.
Os anos foram passando e o fazendeiro envelhecia rapidamente, torturado pela ideia de que seu filho se tornaria um cangaceiro. Com 14 anos, Deodato quis ser vaqueiro aumentando ainda mais o sofrimento do pai, que queria que ele fosse seu sucessor.
Certa noite, quando dormia na caatinga, Deodato sonhou que havia recebido um cavalo mágico do protetor dos vaqueiros e que só poderia ser montado por ele. Quando ele acordou, realmente aconteceu tudo o que ele vira em sonho. Seu cavalo mágico não andava, voava. A partir desse dia Deodato tornou-se conhecido em todos os locais por onde passava, como “ O Vaqueiro Voador”.
Certo dia, voltando à casa do pai, Deodato soube dos constantes ataques de um grupo de cangaceiros chefiados por um tal de Ventania, e foi escolhido para encontrar o acampamento deles, com seu cavalo voador. Assim fez, porém, quando aterrissou, foi preso por um dos cangaceiros e levado até o chefe deles. Logo, ambos perceberam suas semelhanças e depois de cada um contar a estória de sua via, descobriram que eram irmãos: Ventania era Lucídio.
Deodato convenceu o irmão a voltar com ele, e este nomeou um outro chefe para o grupo e partiu para a cidade.
De volta à casa, o fazendeiro entregou a administração da fazenda a Lucídio e Deodato continuou como vaqueiro voador, tornando-se assim, essa fazenda, uma das mais importantes da região, graças à capacidade dos dois irmãos.


Vocabulário:


1- Cangaceiro: Bandido que agia no interior nordestino, e que andava sempre fortemente armado; cabra.


2- Mantimentos: Viveres, comestíveis.


3- Cangaço: Resíduo de uvas, depois de pisadas e extraído o líquido./ O conjunto das armas dos cangaceiros./ A vida que levam.


4- Caatinga: Vegetação arbustiva, sem folhas na estação seca.


5- Aterrissou (aterrissar): Descer à terra(avião, helicóptero); aterrar.


6- Administração: Ação ou efeito de administrar;/ Conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização.


7- Torturado (tortura): Suplício, tormento, infligido a alguém;/ Grande mágoa;/ Lance difícil.






Alunas:

Lorena Costa : 26

Jéssica Cunha :20

Stephanie Oliveira : 42


Wendy Barreto : 46



Nenhum comentário:

Postar um comentário